Orçamento Pessoal - Regra 50-20-30

 

É bem simples, mas é uma ótima forma de organizar seu planejamento financeiro.

A ideia de se ter um orcamento não é somente para pagar suas contas em dia, ele também deve determinar suas prioridades e o quanto você gasta em cada categoria de despesa.

A regra 50-20-30 é uma maneira de orientar seu orçamento, de modo a alinhar seus gastos aos seus objetivos financeiros. Você não precisa ser um especialista em finanças para ter um bom planejamento, seguindo a regra 50-30-20 voce chega lá, o intuito deste método é separar suas despesa em 3 grupos.

Essencial: 50% da sua renda deve ser dedicada às despesas de sobrevivência, itens essenciais para sua vida. Isso inclui, aluguel, utilidades, alimentação e transporte.

Poupança: 20% da sua renda deve ser dedicada a metas financeiras, ou seja, sua reserva de emergência, suas economias e seus investimentos.

Desejos: 30% da sua renda deve ser usada para gastos flexíveis, ou seja, tudo que você compra, mas não precisa necessariamente.., fazer churrasco com amigos, ir ao cinema, trocar de carro, etc.

Os percentuais demonstrados aqui são sugestões, cada pessoa pode adaptar em sua realidade. Viu só como este orçamento é útil e simples