O que é taxa selic? E qual seu impacto para o empresário?

A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. É o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação.

Ela influencia todas as taxas de juros do país, como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras. A Selic é um dos elementos centrais da estratégia de política monetária no Brasil, que está baseada em um sistema de metas de inflação.

Quando a taxa Selic sobe, os juros cobrados pelos bancos também sobem, o que pode desestimular o consumo e o investimento. Por outro lado, quando a taxa Selic cai, os juros cobrados pelos bancos também caem, o que pode estimular o consumo e o investimento. A taxa Selic afeta diretamente as empresas de todos os portes e segmentos. Se em determinado mês ela acentua a demanda e acelera as vendas, em outro, o consumo pode diminuir vertiginosamente. Além da oferta e demanda, os empréstimos também são afetados pela Selic.

Ela é considerada a taxa de juros básica da economia brasileira, já que impacta diretamente outras taxas de juros, como as de empréstimos, financiamentos e rendimentos como da Poupança, da Renda Fixa e do próprio Tesouro Direto.