5 regras de gestão financeira para aplicar no seu negócio

 1 - A conta da empresa deve ser separada da sua conta pessoa fisica

Talvez pareça um erro de principiante, mas ainda existem alguns empreendedores que misturam suas contas pessoais com as contas da empresa. Mesmo que seja somente um sócio, é importante separar as contas desde o início, separar PF de PJ é essencial para a saúde financeira da sua empresa. Se você não faz essa separação nunca conseguirá saber quanto seu negócio realmente fatura.

2 - Manter um controle financeiro bem organizado

Quando você precisa de uma informação consegue achar fácilmente? Essa informação é precisa? Manter um controle financeiro com todas as entradas e saídas é fundamental para a análise financeira da empresa e saber onde está indo os recursos da empresa é essencial. Também é importante ter um plano de contas com ao menos em 5 camadas:

  • Receitas
  • Custos e despesas Variáveis
  • Custos e despesas Fixas
  • Investimentos
  • Entradas\Saídas Não Operacionais

 

3 - Gestão do fluxo de caixa

O que faz uma empresa quebrar? Resultado, caixa?

Claro que o resultado é importante, porém a maioria das empresas que fecham suas portas é pela má administração do caixa. É mais fácil reverter uma situação de resultado negativo que uma situação de caixa negativo, o caixa negativo tem impacto imediato, trava o giro da empresa, já o resultado negativo nos "permite" mais tempo para conseguir repuperar os bons resultados do negócio. É essencial saber quais são todos os gastos da empresa pois a falta deste controle pode levar um negócio à falência. 

4 - A precificação do produto é de vital importância para a saúde do negócio

Você sabe realmente formar seu preço? Ou simplesmente acompanha o mercado? Cuidado, pois cada empresa tem seu custo fixo, ou seja, seu custo de estrutura, nem sempre acompanhar o preço de mercado é a melhor forma de precificação, aliás, na maioria das vezes não é o preço ideal para sua empresa. Saber precificar corretamente é fundamental para garantir uma boa gestão financeira. É necessário considerar fatores como custos variáveis, custos fixos e lucro. 

5 - Foco no lucro

Parece ganancioso não é mesmo? Mas é realmente nisso que a empresa deve manter o foco, afinal se não houver lucro a empresa vai deixar de existir. Todas as decisões na empresa sejam elas na área de marketing, recursos humanos ou vendas, devem levar em consideração os possíveis reflexos no lucro. É importante saber que diminuição na produção, contratação de novos funcionários, descontos, comissões, contas pagas atrasadas e demais alterações interferem no lucro da empresa. As decisões devem ser focadas em ações que diminuam ou eliminem os prejuízos.